Seg-Sáb das 7h às 15:20h

Você já conhece a importância do capital de giro para o seu negócio? Além de te ajudar a ampliar seu empreendimento, ele é uma das principais estratégias para evitar a falência por causa de dívidas.

O capital de giro é basicamente uma reserva de valores feita pela empresa para que ela possa “pegar emprestado” sempre que necessário. Assim, é possível cobrir as despesas, especialmente quando o retorno das vendas não é suficiente.

Trata-se de um método ainda mais importante para quem está abrindo o seu negócio, quando o investimento é alto e ainda não há lucro. Então, para não passar perrengue por causa de dinheiro, invista no capital de giro!

Como funciona o capital de giro

Para entender melhor como funciona, vamos trazer um exemplo do dia a dia. Digamos que você comprou o produto do fornecedor e possui um prazo de 30 dias para pagar. Você vende o produto, mas o cliente desejou parcelar o valor. E agora? Como pagar o valor cheio sem recebê-lo do seu cliente? E ainda pagar despesas do comércio como faturas, salários dos funcionários e muitas outras? É para isso que serve o capital de giro.

Muitas lojas sofrem com os picos de vendas durante o ano, pois o lucro costuma ser maior apenas em épocas sazonais. A ideia desse capital é justamente fazer o dinheiro circular, como o nome sugere, garantindo sempre um fundo de reserva para os momentos de crise.

Além de ajudar em emergências, ele pode ser usado para investir no seu comércio. Sabe aquela reforma na loja que você precisa fazer, mas o lucro não é suficiente para fazer tudo de uma vez? O capital de giro pode facilitar isso.

De que forma o capital de giro pode ajudar o negócio?

Incluir esse elemento no seu negócio garante uma boa gestão financeira, que te ajuda a ampliar o seu empreendimento e a obter um retorno financeiro cada vez maior. Por isso, uma ótima forma de usar o capital é investir na modernização do seu serviço, no aumento da diversidade de produtos e no financiamento para estoque em datas sazonais.

O investimento em produtos indica que esse dinheiro retornará para o seu negócio em um curto prazo e de forma ainda mais eficaz.

Como obter capital de giro?

Você pode financiar o capital de giro das seguintes maneiras:

  1. Capital próprio: uso de recursos pessoais ou de membros da família, amigos ou de um investidor.
  2. Empréstimos Pessoa Jurídica (PJ): podem ser feitos tanto em agências bancárias quanto em empresas de serviço especializado em solução financeira, como é o caso da Pagmoda. Empréstimos feitos em agências bancárias geralmente cobram juros bem mais altos quando comparados com outras empresas, estando entre as mais altas do mercado. Empresas especializadas como a nossa possuem taxas mais atrativas, com juros reduzidos, e ainda possuem diferenciais como: menos burocracia, maior qualidade e mais tecnologia a serviço do cliente.

 

Tenha o crédito que você precisa na Pagmoda, confira!