Seg-Sáb das 7h às 15:20h

Promoção é uma das palavras que mais fazem brilhar os olhos dos consumidores. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um descontinho, um brinde, vantagens e um mimo das empresas, né?! E quem pensa que as promoções são vantajosas apenas para os clientes, está muito enganado! As promoções são ótimas para conseguir novos clientes e aumentar a margem de lucro da sua loja mais rapidamente.

Mas, como nem tudo são flores, nos dias atuais vivemos um período incerto, que aumenta a insegurança dos lojistas e donos de comércios na hora de fazer as promoções, pois o medo de sair no prejuízo é maior e esse definitivamente não é o momento para despesas além do normal.

A boa notícia é que existem formas muito seguras para que você possa praticar os descontos na sua loja, sem correr tantos riscos. Para isso, o Papo do Brás de hoje separou algumas dicas de como você pode calcular os preços antes de fazer qualquer promoção. Confira:

Tenha um bom planejamento

Aqui no Papo do Brás, falamos com muita frequência sobre a importância de um planejamento para qualquer ação que seja feita na sua loja. E quando o assunto é promoção, não é diferente. Portanto, estabeleça alguns pontos antes de definir suas promoções:

  • quanto pretende vender
  • onde divulgar as promoções
  • quais produtos vão levar desconto
  • quanto de dinheiro você tem disponível
  • qual o impacto financeiro para a empresa
  • quanto de risco você pode e está disposto a correr

Se você tem uma reserva de emergência, é possível arriscar um pouco mais nas suas promoções e investir mais em divulgação, mas se o seu caixa depende exclusivamente das vendas mensais, mantenha o seu realismo para que nada saia do planejado.

Lembre-se que as redes sociais são suas aliadas! Elas funcionam de uma forma barata e muito eficiente para chegar até os seus clientes e atrair mais seguidores.

Seu objetivo deve ser claro

Atualmente em meio a uma pandemia, é muito comum que os lojistas estejam mais aflitos e queiram fazer promoções de todos os produtos, pois não sabem como agir neste momento. Mas, oferecer descontos sem ter um objetivo claro e atirando para todos os lados pode causar o efeito reverso ao seu comércio.

Qual é o seu objetivo?

  • Aumentar suas vendas
  • Divulgar kits com produtos
  • Apresentar uma nova parceria de negócio
  • Fidelizar clientes
  • Queima de estoque

São várias possibilidades e você deve definir qual é a prioridade da sua banca. As promoções são ótimas para atrair uma nova clientela, mas também funciona muito bem para manter seus clientes antigos ainda mais satisfeitos, pois você já tem credibilidade com eles.

Faça cálculos

Agora vamos ao que realmente interessa! Como saber se o preço promocional dos seus produtos irá trazer lucro para a sua loja?

Primeiro você tem que saber bem a diferença entre o preço de custo e o preço de venda, pois essa é a área que o desconto será deduzido.

Preço de custo: Inclui todos os custos fixos por produto. Em outras palavras, se resume a somatória dos gastos envolvidos na compra e fabricação de um produto, como gastos com logística, impostos, embalagens, custos de envio e etc.
Preço de venda: deve cobrir o custo direto do produto, somado a despesas variáveis e fixas proporcionais, como por exemplo, aluguel, água, luz, telefone e salários, além de também permitir o lucro líquido adequado.

O seu lucro, no caso de promoção, é o valor máximo de desconto que você pode disponibilizar aos seus clientes. O desconto não poderá ser maior que esse valor. 

Isso vai garantir o sucesso da sua promoção e o aumento dos lucros. Para ficar mais fácil de entender como pode ser feito o cálculo, preparamos uma receitinha de campanha promocional de um produto. 

Esse produto possui o preço normal de: R$100,00
Preço de custo: R$30,00
Impostos + Despesas Operacionais: R$12,00

A fórmula da receita é a seguinte: 

(Preço Normal) – (Custo do Produto) – (Despesas Operacionais) = (Lucro $$$)

Ou seja:

R$100,00 – R$30,00 – R$12,00 = R$58,00 de lucro.

Esse é o lucro que você tem com a venda do produto no preço normal, então você aplica o desconto em cima dos R$58,00. Se você der 10% de desconto o valor de venda do produto será de R$90,00 e o seu lucro será de R$48,00. 

Nesse exemplo, você poderia dar 50% de desconto e ainda ter R$8,00 de lucro. É importante dizer que esse tipo de promoção é feita quando o produto está “empacado”, pois seu lucro será bem pequeno. 

O importante é calcular o valor para que você não fique no prejuízo e sempre tenha promoções atrativas para os seus clientes.

A divulgação é a alma do negócio

As promoções são uma ótima estratégia para a sua loja, mas não vão adiantar sem ter uma boa divulgação andando junto. Por isso, lembre-se: as redes sociais são suas aliadas! Elas funcionam de forma muito barata e super eficiente para chegar até os seus clientes e atrair novos seguidores.

Ter sua banca presente no Facebook e no Instagram já se tornou uma obrigação nos dias atuais. Os stories são perfeitos para um bom anúncio sobre suas ofertas, onde você pode destacar seus produtos com fotos e vídeos, despertando cada vez mais a curiosidade e a vontade do seu cliente. Você também pode fazer publicações interativas, que convidem seu cliente a responder e interagir, criando ainda mais proximidade entre a sua loja e o consumidor.

Para a sua loja física, capriche nas decorações, com vitrines e manequins que chamem atenção e deixe sempre exposto os produtos que estão em promoção.

Use e abuse de todas as estratégias que estão ao seu alcance para fazer com que os seus clientes fiquem sabendo de todos os benefícios. Com uma boa estratégia, não é preciso gastar muito, somente investir seu tempo e dedicação! 

Tipos diferentes de promoção

  • Leve 3, pague 2

Esse modelo é bem comum em muitos comércios e pode ser perfeitamente possível de fazer em sua loja também. Se o seu caixa permite um desconto do tipo “leve 3 produtos pelo preço de 2”, é um jeito mais rápido de vender e uma ótima opção para quem tem grande estoque de uma mercadoria.

  • Promoções sazonais

Datas promocionais como a famosa Black Friday e até mesmo as comemorativas como Dia das Mães, são uma ótima oportunidade para incentivar a compra de um produto da sua loja. Essas datas costumam ter um grande volume de vendas, por isso, tenha em mente toda a estratégia das promoções para que elas tragam um bom retorno à sua loja.

  • Promoção progressiva

Quanto mais o cliente compra, mais desconto ele terá. Essa estratégia é ótima pois incentiva que o cliente compre mais de uma unidade, promovendo a diminuição do valor unitário, sem causar prejuízo ao seu comércio. 

 

Defina um tempo limite

As promoções precisam ser limitadas. Faça alguns testes começando com promoções mais curtas e analise qual produto funcionou melhor. Avisar aos seus clientes que a duração dos descontos vai durar apenas alguns dias, pode gerar um gatilho para que eles comprem. Ofertas relâmpago também são ótimas para este momento.

Para concluir, traçar promoções assertivas demandam muita estratégia, por isso, não comece colocando todo o seu estoque em promoção. Escolha apenas alguns produtos e dessa forma, você consegue analisar seus clientes de forma mais correta.

Esperamos que essas dicas ajudem a sua loja a crescer cada vez mais e lembre-se que a Pagmoda está aqui para que juntos, possamos tornar o comércio do Brás mais forte! Entre em contato com a gente!