Seg-Sáb das 7h às 15:20h

O autofinanciamento com a maquininha é ilegal. Confira outras formas legais de obter empréstimo!

 

A tecnologia está sempre facilitando a nossa vida e as máquinas de cartão de crédito oferecem muitas vantagens para quem trabalha no varejo. Afinal, ela amplia as possibilidades de o empreendedor realizar uma venda. No entanto, existem operações que não podem e nem devem ser realizadas de forma alguma. Exemplo disso é o autofinanciamento.

No entanto, utilizar a maquininha para fazer autofinanciamento é considerado crime! Saiba mais sobre isso e descubra formas de obter recursos no artigo a seguir.

Posso passar meu próprio cartão na minha máquina de cartão?

Muitos lojistas estão utilizando as maquininhas de cartões para simular vendas e conseguir dinheiro para pagar a própria fatura ou, até mesmo, para investir no negócio. 

No entanto, utilizar a máquina de cartão da sua loja para passar seu próprio cartão e obter um “empréstimo” a juros mais baixos é considerado crime. O autofinanciamento ou auto empréstimo é uma prática não permitida.

Essa forma de obter recursos pode parecer mais simples e prática, no entanto, ela é proibida por órgão reguladores, autorreguladores e também pelos termos de uso dos próprios credenciadores. Outra ação ilegal e bastante comum também, é usar a maquininha de um terceiro, para dificultar que a administradora descubra sobre o ato ilegal.

No entanto, as credenciadoras podem solicitar notas fiscais para comprovar a venda. Por isso, o recomendado é nunca praticar o autofinanciamento, para não correr nenhum risco de ser punido.

Por que não posso praticar o autofinanciamento?

As máquinas de cartão de crédito oferecem um serviço exclusivo e totalmente voltado para as vendas de lojas que contratam o equipamento. Esse tipo de conduta, como o autofinanciamento, implicam indícios de que a venda não foi realizada de fato.

O objetivo da concessão de crédito pelo emissor do cartão é liberar o pagamento da compra de serviços e produtos. Portanto, realizar o autofinanciamento representa uso indevido do cartão e do crédito concedido pela instituição financeira emissora do cartão.

O Banco Central não permite essa prática e, inclusive, faz com que prejuízos e penalidades ocorram para os empreendedores, bandeiras, credenciadoras e todos os envolvidos no processo de autofinanciamento.

A prática é considerada ilegal, pois é vista como uma fraude contra o sistema financeiro, já que simula uma venda para conseguir recursos para pagar a própria dívida da administradora. Ou seja, é como fazer com que o próprio credor pague a sua dívida com ele, postergando o saldo devedor.

A menina não tem noção de quem enviou mensagem ridícula. retrato de mulher atraente confusa preocupada com cabelo loiro em óculos, encolhendo os ombros, espalhando a palma da mão em gesto desavisado, segurando o smartphone, estando nervoso Foto gratuita

O que acontece se eu praticar o autofinanciamento?

Esse tipo de transação é geralmente percebida pelas tecnologias das instituições que oferecem o serviço. Ao detectar ações ilegais como estas, é possível que a empresa faça o bloqueio ou o estorno da transação.

Além disso, caso a administradora de cartão desconfie da prática de autofinanciamento, ela poderá solicitar documentos ou notas fiscais que comprovem as vendas realizadas, a fim de provar a fraude. Com isso, o cartão de crédito poderá ser cancelado e o contrato com as maquininhas pode ser suspenso. Ou seja, você perde o benefício de oferecer mais uma forma de pagamento para seus clientes.

Então, como obter um empréstimo?

As instituições financeiras costumam oferecer diversas opções de empréstimos para quem precisa de recursos para pagar seu cartão de crédito ou outras dívidas. A Pagmoda, por exemplo, possui diferentes linhas de crédito, com aprovação facilitada e juros baixos para empreendedores que necessitam de uma ajuda no orçamento. Confira as opções disponíveis e veja qual se encaixa melhor no seu perfil.

Pag Empresta: Empréstimo pessoal

Trata-se de uma opção para pessoas físicas e jurídicas obterem empréstimos e conseguirem um fôlego maior no orçamento. O crédito é fornecido em espécie ou depositado diretamente na conta do solicitante. Além disso, é possível parcelar em até 18 vezes e o pagamento pode ser feito via boleto bancário, dinheiro, PIX, transferência bancária ou diretamente em nossa loja. A grande vantagem é que a aprovação pode ser feita em até um dia útil.

Pag Amigo: Empréstimo avalista

O Pag Amigo é uma outra forma de obter empréstimo para realizar os projetos do seu empreendimento ou até mesmo quitar algumas dívidas e desafogar o orçamento. Com essa opção você pode convidar um amigo como fiador, facilitando a aprovação de crédito e garantindo o valor mais alto. O parcelamento também pode ser feito em até 18 vezes.

Pag Flex: Empréstimo com os recebíveis das vendas da maquininha

Já o Pag Flex, é uma alternativa para quem já tem contrato com a Pagmoda e utiliza a maquininha de cartão como um recurso a mais para seus clientes pagarem as compras feitas.

Com esta opção de empréstimo você consegue adiantar o pagamento das vendas parceladas, ou seja, é um recurso disponível para quem quer antecipar o dinheiro das vendas antes do prazo normal, acordado no seu plano de vendas. Além disso, pode contar com as seguintes vantagens:

  • Pagamento com desconto direto dos recebíveis da nossa maquininha;
  • Maior possibilidade de aprovação do crédito;
  • Maior limite de crédito;
  • Parcelamento de 6 a 18 vezes.

Trata-se de mais uma forma de conseguir aquele empurrãozinho para fazer sua empresa continuar crescendo.

Pag Cred: Empréstimo com o limite do cartão

Outra alternativa para que você não cometa o erro de fazer o autofinanciamento é utilizar o empréstimo com o limite do cartão. Com o Pag Cred você consegue o seu dinheiro na hora, de maneira fácil e sem burocracia.

Para isso, apenas é necessário ter um cartão de crédito em seu nome com limite disponível. As taxas são competitivas e o parcelamento pode ser feito em até 12 vezes.

Facilita: Parcelamento do aluguel da banca

Esta solução é exclusiva para inquilinos da Feirinha da Concórdia e Promobrás. 

Se o seu problema financeiro é o aluguel da sua banca, nós também conseguimos ajudar. Com a opção de crédito da Pagmoda Facilita, você consegue fazer o parcelamento da dívida e ainda conta com diversas vantagens como:

  • Parcelamento total ou parcial do aluguel da banca;
  • Parcelamento em até 3x no boleto ou no cartão de crédito;
  • Tarifas fixas de acordo com o valor do aluguel.

Trata-se de uma ótima alternativa para deixar o aluguel da sua banca sempre em dia, sem burocracias ou dores de cabeça.

Para saber melhor sobre as soluções Pagmoda ou contratar algumas delas, basta entrar em contato conosco agora mesmo.