fbpx
Seg-Sáb das 7h às 15:20h

Oferecer diferentes meios de pagamento na sua banca traz diversos benefícios para o seu negócio. Saiba mais no artigo.

Os hábitos do consumidor têm mudado muito nos últimos anos. Agilidade e praticidade no processo de venda são requisitos muito importantes e que todos buscam na hora de realizar uma compra. Com isso, oferecer diferentes meios de pagamento é essencial para garantir que o cliente conclua a compra com mais facilidade.

Meios de pagamentos preferidos entre os brasileiros

De acordo com dados da pesquisa “Meios de pagamento dos brasileiros“, feita em agosto de 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, os meios de pagamentos digitais ganharam força durante a pandemia. As modalidades mais utilizadas depois do dinheiro para pagamentos em geral são: Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).

A pesquisa aponta ainda que na categoria lojas físicas, os cartões de débito (32%), crédito (30%) e o dinheiro (25%), são os meios mais utilizados. A maior parte recebe pagamento à vista.

Porque oferecer diferentes meios de pagamento

Apesar de o dinheiro ainda configurar entre os principais meios de pagamento utilizados pelo consumidor, na região do Brás o cenário pode ser outro. Isso porque as pessoas que visitam o local para fazer compras, se sentem inseguras em andar com dinheiro vivo. Principalmente devido ao aumento de roubos que ocorrem no local.

Por isso, oferecer diferentes meios de pagamento é a melhor forma de dar mais segurança para seus clientes e garantir muito mais vendas na sua banca. Veja a seguir mais alguns motivos pelos quais você deve ampliar as formas de pagamento.

Mais clientes, mais vendas e mais rentabilidade

Oferecer diferentes meios de pagamento na sua banca é uma forma de atrair mais clientes e garantir a competitividade no Brás. Uma vez que você diversifica as opções, maiores são as chances de você fechar uma venda. Com isso, há mais rentabilidade para o seu negócio.

Diferenciação no mercado

No Brás a concorrência é grande. São mais de 7000 lojas distribuídas nas 55 ruas comerciais, onde mais de 400 mil pessoas passam diariamente. Com esse cenário, se destacar entre a concorrência pode parecer algo muito difícil.

Engana-se quem acha que apenas oferecer bons produtos a preços reduzidos é o suficiente para atrair clientes. Oferecer diferentes meios de pagamento diversificados é fator determinante no processo de decisão de compra de quem vai até o Brás para adquirir produtos.

Segurança nas transações

A tecnologia oferecida por instituições financeiras possui sistema antifraude e segurança de dados. Entre eles estão a criptografia de dados, firewalls, certificados digitais e sistemas antivírus. Dessa forma, é possível garantir tranquilidade para seus clientes na hora de efetuar a compra. Isso certamente evitará diversos problemas na hora de vender suas peças na banca.

Aumento no  faturamento

Oferecer diferentes meios de pagamento impacta diretamente na decisão de compra dos clientes. Afinal, quanto mais meios de pagar a conta o cliente tiver para escolher, menores serão as chances dele desistir do pedido. Isso proporciona um crescimento ao faturamento do negócio e também no ticket médio da venda.

Evitar fraudes

Ao contar com meios seguros de pagamento, como cartões de crédito e débito, sua banca estará protegida de fraudes. Isso porque, as chances de erros na hora de contar o dinheiro ou dar o troco é grande. Além disso, existem muitos casos onde o cliente realiza o pagamento com cédulas falsas de dinheiro. Oferecendo pagamentos por meios digitais você estará livre desse problema.

Quais as principais formas de pagamento?

Agora que você já sabe os benefícios em oferecer diferentes meios de pagamento na sua banca, confira quais são as vantagens de cada uma delas.

Boleto bancário

Essa forma de pagamento é uma das mais utilizadas por consumidores que não possuem conta em banco. Trata-se de uma forma simples e prática de pagamento, e que pode ser realizada em diversos lugares como em bancos, caixas eletrônicos, internet banking e até em algumas farmácias. Entre as vantagens dessa forma de pagamento está a possibilidade de cobrar juros e multa no caso de atraso do pagamento.

Cartão de crédito

Ao oferecer diferentes meios de pagamento na sua banca, é fundamental que você coloque o cartão de crédito entre as opções. Isso porque essa é uma maneira de influenciar o cliente a fazer compras de valores mais elevados. 

Nesse caso, um parcelamento permite que a compra seja feita na hora e o vendedor garante mais um bom pedido para sua banca. Uma grande vantagem é que, em caso de inadimplência do pagamento da parcela, a instituição que forneceu a máquina é a responsável por cobrar a dívida. 

Outro grande benefício é que, no pagamento via cartão de crédito, o vendedor também pode selecionar a opção “Parcelado Cliente”, onde o parcelamento não gera cobranças para a banca.

Cartão de débito

Incluir o cartão de débito entre as opções de pagamento facilita a vida de seus clientes. Isso porque muita gente não gosta de andar com dinheiro no bolso, principalmente em grandes quantidades. 

O lojista também tem vantagens, já que o valor é debitado imediatamente da conta do cliente e creditado na sua conta. Além disso, a opção débito também possui taxas melhores para o lojista. Por isso, com retorno rápido para o empreendedor, esse tipo de pagamento é muito atrativo para quem tem banca no Brás.

PIX

Esta é uma nova modalidade de pagamento e tem tido grandes adeptos desde que foi lançada há um ano. Um dos grandes benefícios dessa forma de pagamento é a segurança: tanto para o cliente, pois dispensa o uso de cédulas, quanto para as lojas, pois a redução dos pagamentos em dinheiro reduzirá também a indisponibilidade de troco ou de retiradas programadas no caixa.

Dinheiro

O dinheiro é o preferido da maioria dos lojistas do Brás. Ele oferece uma certa comodidade para quem tem banca no local, pois confere giro rápido e instantâneo de caixa. No entanto, ele acaba sendo arriscado, tanto para o consumidor, quanto para o empreendedor. 

Maquininha da Pagmoda

Sabia que existe uma maquininha de cartão feita especialmente para os lojistas do Brás? A Roxinha do Brás é uma ótima alternativa para quem quer ampliar as opções de pagamento e não quer muita burocracia para isso.

Com ela você consegue acompanhar suas vendas de forma online, visualizar os pagamentos do dia e os que já foram processados, gerar relatórios e contar com muitas outras funcionalidades através do canal exclusivo do cliente. Conheça mais algumas funções da roxinha: 

  • Garantia ilimitada;
  • Gratuita e livre de mensalidade atingindo o faturamento mínimo;
  • Reposição de bobinas grátis;
  • Bateria de alta duração;
  • Não precisa de celular conectado para vender;
  • Conexão por chip e wifi;
  • Chip e plano de dados incluso por um ano;
  • Pagamento por aproximação;
  • Aceita as principais bandeiras (Visa, Mastercard, Hipercard, American Express). 

Gostou das dicas de como trazer sua loja para o universo digital? Continue recebendo muitas informações como esta para sua loja no nosso blog Papo do Brás. Clique e confira!