Estoque parado é sinal de prejuízo. Conheça algumas dicas para vender muito e aproveitar para faturar com as peças encalhadas.
Estoque parado é o terror de qualquer lojista. No entanto, é muito comum que isso ocorra, principalmente durante a troca de estações, em que novas coleções são lançadas. Muitas vezes, os comerciantes tentam vender os produtos de diferentes formas, mas os produtos continuam encalhados. Algumas dicas para vender muito podem ser úteis nessas horas.
O problema do estoque parado é muito fácil de ser resolvido. Para isso, pensar em estratégias e entender como vender essas peças é fundamental para que sua loja permaneça se renovando sem que mercadorias sejam descartadas ou esquecidas.
Produtos que ficam muito tempo parados nas prateleiras perdem constantemente o seu valor de revenda, além de estarem sujeitos a depreciação. Pensando nisso, separamos algumas dicas para vender muito as peças do estoque parado. Confira!
Dicas de como fazer seu estoque girar
1. Controle do estoque parado
Uma das principais dicas para fazer seu estoque girar é fazer um levantamento das peças que estão “encalhadas”. Um inventário é a melhor forma de mapear estes itens e ter um controle mais detalhado. Selecionar quais produtos precisam ser vendidos para abrir espaço em sua banca para novas peças e novas oportunidades de vendas lucrativas.
2. Planeje suas ações
Com o inventário feito e sabendo detalhadamente quais peças estão paradas no estoque e precisam ser vendidas, é hora de planejar suas próximas ações. Para isso, você pode fazer uma análise, conforme abaixo:
- Peças que estão há muito tempo paradas e precisam ser vendidas urgente;
- Produtos que podem ser vendidos por valores menores;
- Quais estratégias podem ser úteis para fazer o estoque girar.
Aqui, umas das dicas para vender muito é reservar um horário para pensar nessas questões e planejar as ações dos itens parados. Essa etapa é muito importante para o seu sucesso.
3. Crie promoções
Mais uma das dicas para vender muito é fazer promoções. Pegue as peças que precisam ser vendidas urgentemente ou aquelas que são da coleção antiga e ofereça descontos para os clientes.
Pense no seu público-alvo, entenda como essas peças podem ser atrativas em condições promocionais e ouse se necessário. Afinal, quanto melhor for a oferta, mais chances você terá de “desencalhar” esses produtos.
Oferecer preços diferenciados é uma ótima opção para reduzir seu estoque parado. Além de ajudar a fidelizar clientes à sua marca, isso representa também uma oportunidade até mesmo de lucrar com esses itens de baixo-giro.
No entanto, antes de definir qual a porcentagem de desconto você dará, não esqueça de analisar no quando isso irá comprometer a sua lucratividade. Você pode diminuir a margem de lucro desses produtos, porém, tenha cuidado para não ter prejuízos.
4. Ofereça vendas casadas
Outra opção que está entre as dicas para vender muito é a combinação de uma ou mais peças a preços mais atrativos. Isso é algo que chama a atenção dos consumidores e ajuda a vender seu estoque parado.
Você pode trabalhar com desconto progressivo, por exemplo. Ou seja, quanto mais itens a pessoa comprar daquela seleção, maior será o desconto. Tente vender produtos que se complementam ou que são realmente úteis para o cliente. Assim, um produto acaba ajudando o outro a manter uma margem de lucro satisfatória.
Além disso, as conhecidas promoções combo são muito bem recebidas no mercado. Para isso, você deve associar os produtos parados aos campeões de vendas e oferecer preços promocionais para levar os ambos.
5. Realize sorteios
Promover sorteios também ajuda a circular o estoque parado e ainda chama a atenção de clientes para sua banca. Nesse caso, você pode usar as redes sociais como aliadas para divulgar o sorteio. Por isso, você precisa investir em um perfil moderno para sua loja, apresentando boas imagens dos seus produtos e com uma ótima comunicação sobre suas ofertas.
Ao divulgar o sorteio, não esqueça de deixar bem claro quais são as regras. Outra opção é oferecer brindes para quem participa dos sorteios ou compra na sua loja. Desta forma, você conseguirá esvaziar o estoque e ainda atrair novos visitantes para o seu negócio.
6. Ofereça condições melhores
Uma ótima dica para vender muito é oferecer condições melhores para os clientes que levarem mais peças do seu estoque parado. Além disso, baratear o custo da entrega, dar frete grátis e pagamento parcelado no cartão de crédito, também podem ser boas opções para vender essas peças.
Inclusive, não basta ter bons preços, um produto ou serviço excelente e um atendimento de qualidade. É preciso diversificar as formas de pagamento para atrair clientes e aumentar suas vendas.
Outra ideia que você pode utilizar é oferecer desconto na próxima compra, como se fosse um tipo de cashback. Assim você também incentiva a recompra.
7. Venda no marketplace (loja online)
Vender online também está entre as dicas para vender muito seu estoque parado. Inclusive, com a pandemia, muitas pessoas entenderam a necessidade das vendas pela internet. Apostar em vendas online é uma ótima oportunidade de conquistar mais clientes e vender seus produtos parados.
Alguns dos benefícios que as lojas online oferecem aos lojistas são: alta visibilidade, pessoas do Brasil todo acessando seu site e seus produtos, maiores oportunidade de venda e baixos custos de investimento. Um bom exemplo é a loja online da Feirinha da Concórdia.
O site funciona como uma espécie de Shopping Online, em que diversos lojistas publicam seus produtos e ganham muito destaque entre a concorrência. Lá você consegue vender suas peças paradas para diversos clientes além dos que você já possui na sua banca.
A ferramenta é fácil e intuitiva e te dá oportunidade de atingir um público específico que nem sempre está presente no Brás.
Agora que você já conhece as dicas para vender seu estoque parado, que tal correr para colocar a mão na massa?! Continue acompanhando nosso blog para ter mais dicas como esta.