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O natal é uma das épocas mais esperadas pelo varejo, pois é um período em que os consumidores estão muito mais dispostos a comprar. Isso resulta em aumentar as vendas no fim do ano e também no faturamento do negócio. No entanto, com tamanha concorrência é necessário usar estratégias certeiras para chamar a atenção do cliente.

É nessa época que os consumidores saem para comprar presentes e gastar o 13º salário. Além disso, a procura por novas peças de roupas para renovar o guarda-roupa e garantir o look novo das festas de final de ano é muito comum no Natal. 

Inclusive, de acordo com o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas de Natal neste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista. Isso representa 4,3% a mais do que o mesmo período no ano passado. 

Por isso, é muito importante se preparar para aproveitar as oportunidades, procurar novas maneiras de atrair clientes e aumentar as vendas no fim do ano. Mas você sabe como fazer isso? Levantamos algumas dicas para te ajudar a destacar sua loja e atrair muito mais clientes neste Natal. Confira a seguir!

Estratégias para aumentar as vendas no fim do ano!

Além da competitividade do mercado, o público está cada vez mais exigente quando se trata de comprar roupas, seja para o consumo ou para revenda. Por isso, é preciso estar atento a cada detalhe para atrair mais clientes e convencê-los a adquirir seus produtos. Descubra a seguir o que você pode fazer! 

1. Decore sua loja ou banca com artigos natalinos

A decoração pode parecer algo irrelevante, no entanto, faz toda a diferença, principalmente durante o Natal. Investir em um ambiente agradável, convidativo e que desperte o espírito natalino vai fazer com que o cliente se sinta mais à vontade e, consequentemente, passe mais tempo na sua loja. 

Além disso, uma boa decoração vai chamar a atenção de quem estiver passando, convidando essas peças a conhecer suas peças e ajudando a aumentar as vendas no fim do ano. Afinal, quando falamos de roupas e acessórios, também estamos falando de estética e beleza. Mais um motivo para não deixar a decoração de lado!

2. Mantenha seu estoque sempre atualizado com tendências da moda

Já pensou ter uma loja cheia de clientes e não ter produtos suficientes para atender a demanda ou, até mesmo, ter peças desatualizadas e fora de moda? Certamente você irá perder muitas oportunidades e não conseguirá atingir as vendas que deseja. 

Por isso, é muito importante se manter atualizado em relação às tendências de moda. Mantenha o seu estoque em dia com peças das estações e tendências atuais e ofereça os melhores produtos para seus clientes, garantindo o sucesso no faturamento da sua loja nessa época do ano.

3. Mantenha a qualidade do atendimento

Se você quer aumentar as vendas no fim do ano, precisa investir em um bom atendimento. Principalmente porque nessa época as compras geralmente são estressantes, devido à correria de Natal. Se seus vendedores não oferecerem qualidade no atendimento, deixando a compra mais agradável, o cliente pode sair rapidinho da sua loja sem levar nada. 

Por isso, procure treinar seus funcionários para serem pacientes e atenderem de forma educada e personalizada. Oriente-os para que sejam atenciosos ao que ele fala, façam manutenção do contato visual durante a visita do cliente e mantenham o bom humor e a descontração. Certamente isso fará total diferença e será um incentivo para que ele efetue a compra no seu ponto de venda. 

4. Tire boas fotos dos produtos

O consumidor é totalmente visual, por isso, tirar boas fotos dos produtos é fundamental para chamar a atenção do cliente e aumentar as vendas no fim do ano. Aliás, uma imagem vale mais do que mil palavras e uma foto bem produzida é capaz de transmitir detalhes importantes sobre suas peças e atrair o consumidor para a sua loja.

5. Aumente a divulgação nas redes sociais

Aproveite para divulgar as fotos tiradas nas redes sociais. Estes são canais importantes de divulgação online e, por isso, não podem ser esquecidos, principalmente se você quer aumentar as vendas no fim do ano. 

Crie perfis para sua loja em pelo menos duas redes sociais e interaja de forma ativa com os seus clientes. Além disso, elabore uma boa estratégia de conteúdo e anúncios, responda às perguntas com prontidão e crie um bom relacionamento com o público. 

6. Facilite as formas de pagamento

Nessa época do ano os consumidores costumam gastar bastante com a compra de presentes e até mesmo com produtos para uso próprio. Por isso, facilitar as formas de pagamento pode ser uma boa estratégia para aumentar o ticket médio da sua loja de roupas.

É importante estar preparado para atender a todos os tipos de clientes. Tanto aquele que pagará em dinheiro como o outro que fará o pagamento em cartão de crédito. Afinal, o consumidor quer conveniência e praticidade na hora de pagar, e quem não tem esses diferenciais pode ser vencido pela concorrência. 

Para quem atua no mercado da moda, aplicar esse tipo de estratégia é fundamental para ajudar a aproveitar todas as oportunidades da sazonalidade e aumentar as vendas no fim do ano. 

Gostou das dicas? Que tal aplicá-las agora mesmo na sua loja e garantir bons resultados nas vendas de natal? Aproveite para acompanhar nosso blog e continuar acompanhando dicas como esta para melhorar os resultados do seu negócio.