Seg-Sáb das 7h às 15:20h

O controle de estoque é essencial para conquistar um ótimo resultado na empresa, assim como manter todos os processos o mais organizado possível. Entretanto, muitos lojistas e microempresários insistem em ignorar essa etapa fundamental da gestão e acabam tendo sérios problemas no decorrer do ano.

A falta de atenção nessa etapa do negócio pode acarretar diversos imprevistos, além de comprometer a vida da sua empresa.

Afinal, o controle de estoque é um dos principais pilares de qualquer empreendimento, ou seja, é uma peça chave de qualquer tipo de companhia, seja grande ou pequena, é através desse tipo de estratégia que é possível reduzir custos e obter uma maior eficiência.

Quer saber mais sobre o que é o controle de estoque e como criar estratégias eficazes para essa área do seu negócio. Então fique conosco até o final deste artigo e confira todas as nossas dicas!

Afinal, o que é controle de estoque?

O controle de estoque é o processo de monitoramento e análise detalhada de todos os insumos e materiais de uma empresa, ou seja, de toda a mercadoria, com o objetivo de garantir a sua proteção e o bom funcionamento em todos os tipos de operações.

Para isso, é necessário haver uma gestão eficaz e adequada que garanta o controle de entrada e saída de mercadorias, reduzindo os custos, vencimentos de produtos e outros possíveis imprevistos. 

Em outras palavras, é o registro de todas as movimentações das mercadorias do seu negócio, além da criação das melhores estratégias para elas.

Essa é uma ótima maneira de proteger o seu negócio de possíveis prejuízos e altos custos, além de ser uma forma de garantir uma gestão exemplar e dentro de um ótimo padrão de qualidade. A seguir, vamos falar sobre os principais benefícios desse tipo de prática para te convencer sobre a importância desse tipo de processo.

Quais são os principais benefícios deste tipo de controle de mercadorias?

São diversas as vantagens em relação ao controle de estoque, veja a lista que preparamos abaixo:

  • Maior controle das mercadorias;
  • Otimização do investimento com estoque;
  • Projeção com antecedência dos pedidos aos fornecedores;
  • Estimativa de vendas;
  • Planejamento de produção eficaz;
  • Análise de produtos que mais saem e os que menos vendem;
  • Criação de ofertas eficazes para o público-alvo;
  • Menor chances de possíveis prejuízos e custos altos.

Esses são alguns dos inúmeros benefícios de controlar o estoque do seu negócio.

Como você pode ver, a chance de obter prejuízos e maiores custos é bem menor com esse tipo de estratégia. Além disso, é uma maneira de obter relatórios completos para possíveis análises de produtos que são mais procurados e aqueles que possuem dificuldades para serem vendidos.

Entretanto, se você possui dúvidas sobre como efetuar esse tipo de controle, não se preocupe! Ele pode ser feito da maneira mais simples até a mais sofisticada, depende do sistema de gestão da sua empresa.

Sendo assim, é possível efetuar o controle de mercadoria com anotações em um caderno ou com um sistema de gestão completa que gera relatórios, nós recomendamos que você adote um sistema de controle digital, pois é uma maneira eficaz de efetuar o controle.

Além de ser uma forma de economizar tempo e evitar possíveis erros de cálculo e de análise, por exemplo.

Dicas de como organizar o seu controle de estoque

Agora que você já compreendeu um pouco melhor sobre o que é esse tipo de controle e os seus principais benefícios, vamos falar sobre como é possível organizá-lo de forma simples e prática!

Crie um padrão de controle das mercadorias

A organização é essencial nesse tipo de processo, portanto, nada melhor do que a criação de uma padrão de atividades para o controle de todas as mercadorias da sua empresa.

Desse modo, o espaço em que as mercadorias estão organizadas precisa ser limpo e totalmente organizado. Além disso, é necessário que exista a melhor condição possível para os insumos, atendendo as suas principais necessidades como a temperatura, circulação de ar, umidade, etc.

Não deixe de estabelecer normas para a movimentação dos itens, como horários, assim como a organização com etiquetas, nomes e outras estratégias que possam facilitar a localização dos produtos.

Defina todos os processos e delegue as responsabilidades

Após organizar o ambiente em que o estoque se encontra, é o momento de definir os principais processos e as responsabilidades de cada um. Afinal, essa é uma maneira de poupar tempo e garantir que todas as principais tarefas sejam cumpridas no tempo adequado.

Portanto, não deixe de criar inventários, controle de entrada e de saída dos produtos, atualização das informações e organização física dos insumos. Não deixe de delegar a função e responsabilidade de cada um dentro deste processo, mesmo que seja feito de forma simples.

Crie um fluxograma da entrada e saída do estoque

O fluxograma é uma ótima maneira de visualizar tudo o que acontece no seu estoque e encontrar possíveis riscos e problemas. É também, uma maneira de criar melhores estratégias para o seu galpão, processos mais eficientes para a sua equipe.

Tudo isso deverá criar uma maior clareza sobre os principais processos e responsabilidades da sua equipe.

Define os períodos de compras e fornecedores

Possuir um bom relacionamento com fornecedores é essencial quando o assunto é o controle de estoque, assim como possuir datas para as compras dos produtos.

Desse modo, é muito importante listar quais são os melhores fornecedores que você possui e construir um bom relacionamento com eles, esse momento é essencial também para barganhar possíveis descontos e criar parcerias fortes.

Análise qual é o maior período de vendas da sua empresa e se programe para isso. Bom, com essas dicas temos certeza que será mais fácil controlar o estoque da sua empresa e garantir uma melhor organização, não é mesmo?

Quer saber mais dicas sobre gestão e conferir os nossos principais serviços para a sua empresa? Então clique aqui!

Aproveite e compartilhe este post com os seus colegas empreendedores e parceiros de negócio!