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Aprender como fazer queima de estoque eficiente é essencial para garantir bons resultados na liquidação após as vendas de final de ano.

Com o período de maior vendas do ano encerrado, é hora de rever o estoque e analisar o que está parado para pensar em estratégias de faturar com essas peças. Coleções antigas, roupas que foram trocadas pelos clientes e até mesmo, aquelas mercadorias que não foram vendidas podem ser uma ótima forma de movimentar o faturamento. Mas você sabe como fazer uma queima de estoque arrasadora?

No artigo de hoje, separamos algumas dicas para te ajudar a criar promoções e fazer seu dinheiro girar com o estoque parado! Veja tudo a seguir.

Porque fazer uma queima de estoque?

A queima de estoque é uma forma de levantar recursos com peças que estão há muito tempo paradas na sua loja ou até mesmo que são de coleções passadas e que não tiveram saída. Antes de aprender como fazer queima de estoque, veja quais são as vantagens.

Mais chances de vender à vista

Quando você aprende como fazer queima de estoque e faz uma promoção, as chances de receber o pagamento à vista aumentam. Além disso, você pode dar desconto para quem escolhe essa alternativa, como forma de incentivo. Promovendo melhores preços para pagamento à vista, você garantirá a venda e terá um lucro melhor.

Aumenta a competitividade

Muitas empresas aproveitam essa época pós natal para realizar promoções. No entanto, você pode sair na frente e aumentar a competitividade com campanhas exclusivas. Para isso, é importante ter uma boa estratégia planejada, com ações de marketing criativas para atrair mais clientes para a sua loja.

Vender mais em um período ruim

Ter um bom faturamento em um período em que as vendas são paradas é o que todo empreendedor deseja. Ao saber como fazer queima de estoque, a tendência é que haja uma movimentação, uma vez que os consumidores adoram uma boa liquidação!

Transforma produto parado em dinheiro

Ao fazer uma liquidação em sua loja, você consegue transformar os produtos que estão parados em dinheiro. Esse faturamento pode ser aquela ajuda em um mês onde os recursos são menores ou até mesmo uma forma de melhorar o seu giro de caixa. Sem contar que abre mais espaço no seu estoque para novas mercadorias.

Como fazer uma queima de estoque?

1. Analise se é o momento certo para uma queima de estoque

Para obter sucesso na estratégia é importante saber qual o momento certo para fazer a queima de estoque. Exemplo disso, são as datas comemorativas, pois os clientes estão muito mais propensos a gastar, como o Natal, Black Friday, entre outros.

Além disso, prestar atenção no período do mês também pode ser a chave para vender muito, já que no início do mês a maioria dos consumidores ainda têm dinheiro para gastar e no final do mês o orçamento já é mais controlado.

2. Defina os produtos que vão entrar em promoção

Para fazer uma liquidação é preciso antes definir quais produtos você irá utilizar na estratégia. Analise o que está parado no seu estoque e que precisam ser vendidos. Além disso, é fundamental avaliar o que combina mais com a época do ano em que deseja fazer a ação. Isso é fundamental para o sucesso da promoção.

3. Planeje qual tipo de desconto vai oferecer

Conheça bem os produtos que você tem no estoque e as quantidades para escolher de forma mais assertiva, qual tipo de desconto vai oferecer. Não esqueça de levar em conta o que trará mais resultado para sua loja e não causará nenhum prejuízo. Algumas dicas de promoções que você pode aplicar são:

  • Pague um e leve dois;
  • Desconto progressivo;
  • Na compra de x, ganho y;
  • Kit de produtos;
  • Ofereça brindes ou combos.

4. Determine a duração da queima de estoque

Ao aprender como fazer queima de estoque é essencial saber que ela precisa ter uma data de início e fim, afinal, a ação não pode durar para sempre. Você também não pode esquecer de informar que a promoção é válida enquanto durar os estoques para o cliente entender que, caso ele demore para aproveitar os bons preços, ele poderá ficar sem o produto que deseja.

5. Capriche no visual da loja

Para atrair um bom público para a sua liquidação é essencial caprichar no visual da loja. Crie uma decoração interessante, comunicando a liquidação e com os produtos em destaque. Procure estabelecer uma boa harmonia entre as peças, iluminação e objetos.

6. Faça uma boa divulgação

De nada adianta planejar tudo isso se você não divulgar a queima de estoque para todos os seus clientes. Evite deixar essa comunicação para cima da hora. Faça com que as ofertas sejam propagadas com antecedência, criando certa ansiedade no público.

Faça um planejamento de como será a campanha de divulgação. É essencial que você saiba onde ele está e como fazer para se comunicar com ele. Para isso, utilize anúncios em diferentes plataformas, como redes sociais, e-mail marketing, rádio, entre outros recursos.

7. Intensifique o atendimento

Normalmente, ao saber como fazer queima de estoque, também entende que o atendimento com esse tipo de ação precisa ser intensificado. Por isso, é fundamental que você prepare seu time antes de começar a liquidação. É muito importante que todos entendam a particularidade e os benefícios das promoções que serão divulgadas para prestar um atendimento com qualidade.

8. Analise os resultados

Levantar os números da liquidação é fundamental para você analisar os resultados da ação. Essa é a melhor forma de você saber se a estratégia adotada funcionou e atraiu mais clientes para sua loja. Além disso, você consegue compreender se as vendas aumentaram e se realmente valeu a pena fazer a queima de estoque. Essa análise servirá de base para o planejamento das próximas ações da sua banca.

Agora que você já sabe como fazer queima de estoque, que tal continuar acompanhando nosso blog para ter mais dicas para ter mais resultados na sua banca?