Seg-Sáb das 7h às 15:20h

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante no mundo dos negócios: a loja virtual x loja física. 

Afinal, muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual modelo é o melhor e quais são as principais vantagens de cada uma.

De fato, com a pandemia, o cenário no mundo das vendas mudou bastante. Várias pessoas que costumavam comprar em lojas físicas, passaram a optar pelas compras online devido ao isolamento social.

Além disso, muitas empresas tiveram que se reinventar e criar novas estratégias de negócios para continuar vendendo em lojas físicas, por exemplo. Inclusive, segundo o relatório divulgado pela Mastercard SpendingPulse, o crescimento do e-commerce brasileiro aumentou em 75% em 2020, comparado ao ano anterior.

Entretanto, vale ressaltar que isso não significa que não existirão mais lojas físicas, mas que é necessário se adequar às necessidades atuais do consumidor, como o atendimento e contato via redes sociais, por exemplo.

Pensando em te ajudar a escolher a melhor opção entre loja virtual x loja física, reunimos as principais vantagens e desvantagens de cada uma. Quer saber mais? Então acompanhe este artigo até o final! 

Boa leitura!

Loja virtual x loja física: Qual é a melhor opção?

Bom, vamos começar falando sobre as principais vantagens e desvantagens da loja virtual, confira abaixo:

Vantagens da loja virtual

Disponibilidade

A loja virtual possui maior disponibilidade para atendimento e para vendas do que a loja física, principalmente porque é possível vender e atender clientes 24 horas, todos os dias da semana através do site de vendas da empresa.

Isso proporciona uma maior flexibilidade ao cliente que pode efetuar as suas compras a qualquer horário do dia, sem nenhum tipo de preocupação sobre o fechamento do local, por exemplo. Além disso, o consumidor pode efetuar compras de qualquer localidade, facilitando ainda mais a sua compra.

Baixo Custo Operacional

Outra grande vantagem desse modelo de vendas é o baixo custo operacional, que se comparado com a loja física é bem menor, já que não é necessário pagar o aluguel do espaço ou pagar atendentes de loja, por exemplo.

Desse modo, todo o custo do investimento inicial é considerado bem menor, como a compra de um imóvel, compra de móveis e utensílios para a loja, equipamentos, etc. Entretanto, é necessário levar em consideração outros tipos de custos, como o custo com marketing digital, anúncios, frete, etc.

Alcance do público-alvo

A loja virtual possui uma possibilidade de alcance bem maior do que a loja física, principalmente por ser possível vender para outros bairros, regiões, cidades e estados, tudo depende da estratégia do seu negócio.

É possível, inclusive, vender no formato internacional, caso esse seja o interesse do seu plano de negócios.

Desvantagens da loja virtual

Atendimento humano

Já que estamos falando sobre a loja virtual x loja física, vale ressaltar que muitos clientes preferem o atendimento pessoal e humanizado, isso pode ser um desafio para quem deseja trabalhar com o e-commerce.

Afinal, muitas pessoas possuem uma alta desconfiança de compras pela internet, principalmente devido ao fato de existirem diversas fraudes e golpes online.

Avaliações negativas podem arruinar o seu negócio

Boas avaliações são essenciais para manter o seu negócio funcionando na internet, mas avaliações negativas podem atrapalhar o fluxo de vendas do seu e-commerce.

Portanto, caso opte por essa modalidade, tome bastante cuidado durante todo o processo de vendas da sua loja e sempre seja atencioso(a) com o seu cliente, para evitar possíveis avaliações ruins.

Não ter a opção de experimentar

Outro ponto negativo do modelo e-commerce é que não é possível experimentar a roupa ou acessório antes da compra. Afinal, muitos consumidores preferem provar, sentir e olhar de perto a mercadoria antes de comprá-la, é uma forma de se sentirem seguros em relação à compra e evitar possíveis imprevistos.

Vantagens da loja física

Produtos a pronta entrega

Uma das grandes vantagens quando se pensa em loja virtual x loja física é a disponibilidade de mercadoria a pronta entrega que o comércio físico oferece.

Muitas pessoas necessitam de compras para um determinado momento que pode ser imediato, nada melhor do que ter uma loja para comprar um produto na hora sem ter que esperar dias para receber a entrega.

Experiência com o produto

Outra grande vantagem da loja física é a possibilidade de ver, tocar, sentir e experimentar a mercadoria antes da compra. Isso permite uma experiência completa para o consumidor, evitando possíveis imprevistos e avaliações negativas.

Maior confiança

A loja física tende a passar uma maior confiança ao consumidor, principalmente devido o atendimento e produto a pronta entrega. Isso faz com que o cliente se sinta mais confortável para efetuar a sua compra sem a preocupação de estar passando por uma possível fraude, por exemplo.

Desvantagens da loja física

Manutenção da loja

Um dos aspectos negativos de possuir uma loja física é o custo de manutenção da loja, já que é necessário pagar o aluguel, custos com segurança, móveis em depreciação e pagamento dos funcionários.

O custo costuma ser elevado em relação à loja online para manter o funcionamento do estabelecimento, isso precisa ser adicionado ao preço da mercadoria, tornando-a mais cara.

Segurança

Outra desvantagem é o risco em relação à segurança, já que é possível passar por assaltos ou possíveis furtos. Portanto, antes de escolher o local de venda do seu comércio, busque saber informações sobre a segurança da região.

Estoque em cada ponto de venda

Por fim, vamos falar sobre a necessidade de manter um estoque equilibrado em cada ponto de venda escolhido, o que gera um custo maior. Entretanto, se o retorno das vendas for positivo, essa desvantagem pode se tornar uma vantagem.

Agora ficou bem mais fácil compreender quais são os prós e contras em relação à loja física e o e-commerce, não é mesmo? Continue acompanhando o blog para receber mais dicas como esta.